Preparo: 30 minutos
Tempo de Cozimento: 20 minutos
Tempo de espera: 30 minutos
Rendimento: 15 pessoas

Custo:
Dificuldade:

Festa de aniversário de criança também poderia ser chamada de “Rodízio de Docinhos”, eles são parte indispensável do evento. A variedade é imensa e os mais clássicos são os brigadeiros, os beijinhos de coco, os bem-casados e elas, as surpresas de uva.

Nossa! Gosto muito de surpresa de uva, mas não sou muito fã de ser surpreendido com uma semente (ou mais de uma). A receita é simples, os ingredientes são poucos, mas requer um pouco de atenção nos detalhes. É o tipo de docinho que dá trabalho pra fazer e nunca sobra um pra contar história.

Por Antonio Nogueira

INGREDIENTES

  • 1 LATA DE LEITE CONDENSADO
  • 400 gramas de UVAS SEM SEMENTES
  • 300 gramas de AÇÚCAR DE CONFEITEIRO ou GLAÇÚCAR

MODO DE PREPARO

  1. Remova as uvas do cacho.
  2. DICA: Segure a base do talo que prende a uva ao cacho com uma mão, com a outra mão segure e gire a uva como se fosse desparafusá-la do cacho. Dessa forma, você corre menos risco de abrir fissuras na fruta.
  3. Reserve as uvas higienizadas e secas. Na hora de usá-las, evite as que tiverem fissuras e as que estiverem escorrendo.
  4. Coloque o leite condensado numa panela em fogo baixo e mexa até que chegue ao ponto de desgrudar do fundo. Não é preciso adicionar mais nada.
  5. DICA 2: Se perceber que o fundo da panela está caramelizando mais rápido, tire a panela do fogo mexendo para homogeneizar o preparo, até perder um pouco a temperatura, então volte com a panela ao fogo baixo (repita este processo quantas vezes achar necessário).
  6. Despeje o preparo num prato untado com manteiga sem sal e aguarde esfriar.
  7. Com uma colher, coloque pequenas porções do doce sobre o açúcar peneirado. Em vez de untar as mãos e enrolar em bolinhas, você vai empanar o docinho no açúcar e achatar com os dedos para abrir um disco.
  8. Ao perceber que a massinha está ficando pegajosa, é só passá-la no açúcar e continuar abrindo entre os dedos.
  9. Posicione a uva no meio do disco e a envolva com a massinha, sempre passando no açúcar quando começar a ficar pegajosa nos dedos.
  10. Com a massa já envolvendo a uva, molde do centro da uva para as extremidades (assim evita a formação de bolhas de ar e a massa fica toda grudadinha na fruta). Tire os excessos que vão se formar nas extremidades.
  11. Para um acabamento melhor, passe a surpresa de uva novamente no açúcar e delicadamente enrole na mão para ficar lisinha.

DICA: com os excessos que você acabou de remover, misture com mais massa, abra o disco da próxima surpresa de uva e vá repetindo o processo até acabar. Não deixe para trabalhar com os excessos no final, porque o açúcar vai cristalizar a massinha.