Preparo: 10 minutos
Tempo de Cozimento: 10 minutos
Tempo de espera: 12 horas
Rendimento: 10 pessoas

Custo:
Dificuldade:

Eu cresci com a ideia de que fazer sorvete era complicado, exigia uma sorveteira e vários ingredientes que eu nunca tinha em casa. Mas acabou aquele tempo em que fazer sorvete implicava em uma porção de etapas. Não desmerecendo os sorvetes mais complicados, mas depois que descobri que é possível fazer sorvete apenas com leite condensado e creme de leite, minha vida mudou do sorvete industrial para o sorvete caseiro. Lembro que minha tia fazia um sorvete que levava ovos na receita, e consequentemente o sorvete ficava com um gostinho de ovo, mas mesmo assim já era uma delícia. Aí fico imaginando nos dias de hoje, como está tudo mais simplificado e como isso vem facilitando a vida da gente.

Food Styling e Fotografia: Franciele C. Oliveira (@flamboesa)

INGREDIENTES: SORVETE DE CAFÉ

  • 1 lata de LEITE CONDENSADO
  • 2 caixas de CREME DE LEITE (400 gramas)
  • 1 colher (sopa) de ESSÊNCIA DE BAUNILHA
  • 2 colheres (sopa) de CAFÉ INSTANTÂNEO ou a gosto
  • 1 colher (café) de EMULSIFICANTE (opcional)

INGREDIENTES: CROCANTE DE CASTANHAS

  • 1 xícara (de 250 ml) de AÇÚCAR REFINADO
  • 1 xícara (de 250 ml) de CASTANHAS picadas
  • 1 colher (café) de BICARBONATO DE SÓDIO

MODO DE PREPARO: SORVETE DE CAFÉ

  1. Você pode colocar primeiro uma colher do café instantâneo. Se achar fraco, coloque mais, ou se achar que já está bom não acrescente a outra colher.
  2. Bata tudo no liquidificador (exceto o emulsificante) até misturar bem e leve ao freezer até que congele.
  3. DICA: levar pra congelar em uma forma de metal, pois congela mais rápido.
  4. Tire do congelador e bata na batedeira com o emulsificante por 3 a 5 minutos, até que fique fofo e aumente de volume. O emulsificante ajuda a ficar mais leve, mas sem ele também é possível ter um sorvete cremoso.

MODO DE PREPARO: CROCANTE DE CASTANHAS

  1. Eu usei avelãs, amêndoas e nozes pecan. Derreta o açúcar até que fique com cor de caramelo, acrescente as castanhas e o bicarbonato, misture bem e espalhe sobre uma folha de silicone ou uma assadeira untada.
  2. Quando estiver morno, quase esfriando, coloque em uma tábua e pique em pedacinhos pequenos. Depois de frio, guarde em um recipiente com tampa para não perder a crocância.

DURAÇÃO: pode ser armazenado por 30 dias ou mais.