Preparo: 10 minutos
Tempo de Cozimento: 5 minutos
Tempo de espera: 6 horas
Rendimento: 10 pessoas

Custo:
Dificuldade:

Mas afinal, do que é feito um bom picolé? Picolé, na maioria das vezes é feito de uma simples combinação de fruta e açúcar. Então tudo começa pela fruta. Sua fruta está feinha  mas está  divinamente madura? Seu picolé será divino. Sua fruta está de capa de revista mas meio sem gosto? Seu picolé ficará meio sem gosto. A escolha de ingredientes bombásticos é o que fará a diferença no produto final.

Morangos marinados no vinagre balsâmico pode parecer estranho para alguns, mas é uma sobremesa italiana clássica. De uma maneira incrivelmente mágica o balsâmico acentua a doçura do morango e depois que você experimentar, não vai querer comer morangos de outra maneira!

Procure os morangos mais maduros e mais suculentos e use o melhor balsâmico que puder.

Por Mariana Muniz

INGREDIENTES: BASE DE MORANGO

  • 1 Kg de MORANGOS frescos
  • 2 colheres de sopa de VINAGRE BALSÂMICO

INGREDIENTES: CALDA DE AÇÚCAR

  • 2/3 xícara de ÁGUA
  • 2/3 xícara de AÇÚCAR

MODO DE PREPARO: BASE DE MORANGO

  1. Retire os cabinhos dos morangos e pique grosseiramente. Combine com o vinagre balsâmico e deixe marinar por 5 minutos. Bata num processador até ficar homogêneo.

MODO DE PREPARO: CALDA DE AÇÚCAR

  1. Combine a água e o açúcar numa panela e leve ao fogo. Assim que começar a ferver, diminua o fogo para médio até obter um líquido transparente. Deixe esfriar.
  2. Misture 2 xícaras do purê de morango com balsâmico com ¾ xícara de calda de açúcar. Deseje em forminhas para picolé.
  3. Se suas forminhas permitirem que você ponha o palito ou já vem com uma base de palito plástico, coloque e leve para o freezer por 6h. Se não, leve a forminha cheia, coberta com papel alumínio ao freezer por 1-2h (o picolé deve estar levemente durinho) e aí insira o palito. Deixe congelar mais 4h.
  4. Para desenformar o picolé, mergulhe a forminha em água fervendo por 5 segundos (não deixe a água tocar a massa!) e vá forçando levemente o palito até soltar.
  5. Embrulhe os picolés em saquinhos e leve de volta ao freezer os que não vão ser consumidos de imediato.

DICA: se você quiser uma textura mais lisa no seu picolé, você pode peneirar a mistura do purê de morango com a calda para retirar as sementes (mas eu gosto de uma textura mais “rústica”, artesanal).