Preparo: 60 minutos
Tempo de Cozimento: 30 minutos
Tempo de espera: 60 minutos
Rendimento: 4 pessoas

Custo:
Dificuldade:

Brownie combina com Ovomaltine, que combina com creme de Leite Ninho, que combinado a uma boa dose de criatividade resulta nessa sobremesa linda e deliciosa! Na receita, digo que serve 4 porções individuais, mas nada impede você de servir uma superporção de palitos de brownie com esse creme incrível, tipo um combo, e dividir com a galera. Não é muito legal? Se fizer, use as hashtags #ICKFD e #camilanoickfd pra eu ver! 😀

Por Camila Narcizo Monteiro (@camilanmonteiro)

Fotografia: Janaina Narcizo Monteiro

INGREDIENTES: BROWNIE DE OVOMALTINE

  • 4 OVOS
  • 250 gramas de AÇÚCAR
  • 90 gramas de MANTEIGA
  • 100 gramas de OVOMALTINE do tipo suíço
  • 30 gramas CHOCOLATE 50% CACAU
  • 1 colher de sopa de EXTRATO DE BAUNILHA*
  • 120 gramas FARINHA DE TRIGO
  • 150 gramas de CHOCOLATE AO LEITE para a cobertura

*Clique aqui para aprender a fazer extrato de baunilha caseiro

INGREDIENTES: CREME DE LEITE NINHO

  • 200 gramas de NATA ou CREME DE LEITE FRESCO
  • 50 gramas de LEITE NINHO
  • 100 gramas de LEITE CONDENSADO

MODO DE PREPARO: BROWNIE DE OVOMALTINE

  1. Junte os ovos com o açúcar e bata na batedeira até virar um creme branco.
  2. Em outra tigela, junte a manteiga derretida, a baunilha, o ovomaltine e o chocolate em pó. Misture bem até virar uma pasta. Junte essa pasta à mistura de ovos e açúcar e bata até tudo ficar homogêneo.
  3. Por último, adicione o trigo peneirado e misture com ajuda de um fouet, mexendo apenas o suficiente para homogeneizar.
  4. Transfira a massa para uma assadeira de 28 x 20 cm previamente forrada com papel manteiga. Asse em forno preaquecido a 180°C por aproximadamente 20 minutos ou até fazer o teste do palito.
  5. DICA: Como vamos fazer palitos compridos com esse brownie precisamos que eles tenham estrutura e por isso assamos por mais tempo do que o normal, que assa por fora e fica molinho por dentro.

MODO DE PREPARO: CREME DE LEITE NINHO

  1. Em uma panela, junte a nata e o leite em pó. Cozinhe em fogo baixo até que o leite em pó se dissolva. Não deixe ferver. Transfira a mistura para um pote e adicione o leite condensado, misture e leve à geladeira por 1 hora.
  2. Depois que o creme estiver completamente gelado, bata na batedeira em velocidade baixa até formar picos leves. Não bata demais - queremos que o creme fique aerado não em ponto de chantilly.

MONTAGEM

  1. Depois que o brownie estiver frio, desenforme e divida a massa em duas colunas iguais, depois corte na horizontal. Corte os palitos com mais ou menos 2 cm de largura. Essa receita rende em média 18 palitos.
  2. Derreta o chocolate em banho-maria e tempere* o chocolate ao leite. Passe uma camada de chocolate em uma das faces de cada palito e em seguida polvilhe um pouco de Ovomaltine. Espere endurecer.
  3. Divida os palitos e o creme de Leite Ninho em 4 porções. Agora é só aproveitar!

*Clique aqui para aprender a temperar chocolate no mármore, no bowl ou usando mycryo