Preparo: 20 minutos
Tempo de Cozimento: 0
Tempo de espera: 0
Rendimento: 15 pessoas

Custo:
Dificuldade:

Essa é uma receita deliciosa e realmente difícil de ser feita se você não tiver os equipamentos certos e se não for minimamente organizada. Porém, é o mimo ideal para distribuir para os amigos em caixinhas de presente. Então você realmente precisa estar com vontade de fazê-la, mas pode ter certeza que valerá a pena, pois ela é simplesmente perfeita.DURAÇÃO: Bem acondicionado em pote hermeticamente fechado, o nougat pode durar até 2 semanas.

Ingredientes

  • 310 gramas de AÇÚCAR
  • 120 gramas de ÁGUA
  • 380 gramas de MEL em ponto anterior à ebulição
  • 90 gramas de GLUCOSE
  • 100 gramas de CLARAS DE OVOS
  • 260 gramas de CACAU EM BARRA 100%
  • 300 gramas de AMÊNDOAS TORRADAS
  • 200 gramas de PISTACHE
  • 30 gramas de AMIDO DE MILHO para polvilhar
  • 30 gramas de AÇÚCAR DE CONFEITEIRO para polvilhar

Modo de Preparo

  1. Comece separando cada ingrediente em seu devido recipiente. Não comece a receita sem antes fazer isso, pois muitas preparações acontecem ao mesmo tempo:
  2. Em uma panela grande coloque o açúcar e por cima a água. Reserve.
  3. Em uma panela média coloque o mel. Reserve.
  4. Em uma xícara molhada com água, separe a glucose.
  5. No bowl da batedeira coloque as claras.
  6. Em uma tigela refratária coloque o cacau em barra e leve para derreter no microondas. Não se esqueça de tirar de 30 em 30 segundos e mexer vigorosamente para ele não queimar.
  7. Em uma forma, coloque as amêndoas e leve ao forno pré-aquecido a 220°C por 15 minutos, ou até que estejam tostadas. Desligue o forno, coloque os pistaches por cima das amêndoas e deixe a forma dentro do forno.
  8. Polvilhe uma bancada de superfície lisa com o amido de milho e o açúcar misturados.
  9. Coloque a água com o açúcar para esquentar no fogo. Não mexa. Assim que ferver adicione a glucose. Coloque o termômetro dentro da panela.
  10. Coloque o mel para esquentar.
  11. Quando o termômetro dentro da panela de açúcar atingir 130°C, o mel deverá estar em ponto anterior à ebulição. Jogue o mel por cima da calda de açúcar. Deixe que essa mistura atinja 170°C.
  12. Quando a mistura de açúcar estiver por volta de 145°C, comece a bater as claras. As claras devem dobrar de volume, mas não podem ficar duras, portanto bata em velocidade média e assim que perceber que elas dobraram de volume, diminua a velocidade da batedeira.
  13. Quando a calda de açúcar chegar a 170°C, aumente a velocidade da batedeira para máxima e vá derramando a calda aos pouquinhos por cima das claras.
  14. Ao terminar de derramar toda a calda, troque o módulo fouet da batedeira pelo módulo da raquete. Diminua a velocidade da batedeira para média, pegue o maçarico e vá passando em torno do bowl por aproximadamente 8 a 10 minutos, para que a água da massa evapore.
  15. Para saber se a massa está no ponto certo, pegue uma xícara com água e gelo e coloque um pedacinho da massa dentro. Se formar uma bolinha levemente dura, quase como uma bala-puxa, é porque a massa está pronta.
  16. Então jogue o chocolate derretido e morno por cima da massa ainda batendo com a batedeira. Deixe misturar.
  17. Jogue as amêndoas e os pistaches (mornos) por cima da massa também. Esses ingredientes precisam estar mornos para não endurecer a massa.
  18. Na bancada polvilhada com açúcar de confeiteiro e amido de milho, coloque a massa do nougat e com as mãos alise. Forme um quadrado de 2 cm de altura por aproximadamente 20X20 cm.
  19. Com uma faca de chef bem afiada, corte o nougat em barras de 7X2 cm.
  20. Deixe esfriar e está pronto!!

PARA FAZER ESSA RECEITA VOCÊ IRÁ PRECISAR DOS SEGUINTES EQUIPAMENTOS:

  • Batedeira planetária com bowl metálico;
  • Termômetro profissional de açúcar;
  • Maçarico.

DURAÇÃO: Bem acondicionado em pote hermeticamente fechado, o nougat pode durar até 2 semanas.