Preparo: 40 minutos
Tempo de Cozimento: 20 a 25 minutos
Tempo de espera: 0
Rendimento: 10 pessoas

Custo:
Dificuldade:

Essa receita de Brownie com Nozes foi enviada pela nossa leitora Isadora Veríssimo de São Paulo! Ela faz essa receita há anos e é uma receita bem fácil de reproduzir! Fiz somente uma alteração: no meu forno a temperatura de 220°C, controlada com um termômetro para forno, deixou o brownie um pouquinho mais sequinho do que eu gostaria e deu uma leve tostadinha na superfície. Sendo assim, sugiro colocar o forno a 180°C!

FOTOS: Danielle Noce – Instagram: @icouldkillfordessert

Ingredientes

  • 250 gramas de CHOCOLATE MEIO AMARGO
  • 250 gramas de MANTEIGA
  • 250 gramas de AÇÚCAR
  • 100 gramas de CHOCOLATE EM PÓ ou 35 gramas de CACAU EM PÓ (100%)
  • 90 gramas de FARINHA DE TRIGO
  • 50 gramas de NOZES PICADAS e mais um pouco para enfeitar
  • 4 OVOS

Modo de Preparo

  1. Pré-aqueça o forno a 180°C.
  2. Forre uma forma retangular de bolo com papel manteiga.
  3. Derreta no microondas o chocolate e a manteiga, por cerca de 2 minutos, e misture para incorporar bem os dois ingredientes até que obtenha um creme.
  4. Adicione ao chocolate a farinha, o açúcar e o cacau, todos peneirados. Em seguida acrescente as nozes picadas e misture tudo.
  5. Bata os ovos até que dobrem de volume e em seguida acrescente no restante da massa.
  6. Assar por cerca de 20 a 25 minutos. Dica: O tempo de cocção do brownie pode variar de acordo com cada forno portanto fique sempre atento! O ideal é que quando você tirar o seu brownie do forno e espetar um palitinho, ele esteja levemente úmido. Um brownie perfeito é aquele que o palitinho não sai completamente seco!
  7. Deixe esfriar antes de desenformar.
  8. Sirva com uma ganache de chocolate e/ou uma bola de sorvete de creme e aproveite!

DICAS:

  1. Você poderá fazer variações dessa receita de brownie acrescentando ao invés de nozes a mesma quantidade de gotas de chocolate, banana, castanha do pará ou doce de leite!
  2. Essa também é uma ótima receita para o natal, é só acrescentar 1 colher de chá de canela em pó e 1/2 colher de chá de cravo em pó e você já sentirá o aroma do natal entrando pela sua casa. E você ainda pode acrescentar frutas cristalizadas cortados em quadradinhos, fica uma delícia.

DURAÇÃO: 3 dias.